Sintese das conclusões e reflexões tomadas aquando da reunião sindical (Plenário) realizada no passado dia 13 de Janeiro.
Moção
Os professores do Agrupamento de escolas de Lousada Oeste, reunidos no dia 13 de Janeiro, entendem que as condições objectivas para a aplicação do modelo, mesmo que simplificado, de avaliação do desempenho não se alteraram, tendo em conta os seguintes aspectos:
A necessidade sentida pelo Governo, na sequência das enormes manifestações de descontentamento levadas a cabo pela quase totalidade da classe docente, de alterações sucessivas do Modelo de Avaliação, mais não é que um reconhecimento inequívoco da sua inadequação pedagógica e da inaplicabilidade do Modelo.
As alterações pontuais que foram introduzidas não alteraram a filosofia e os princípios que lhe estão subjacentes. Apesar de designado por Modelo de Avaliação, não o é efectivamente. Não tem cariz formativo, não promove a melhoria das práticas, centrado que está na seriação dos professores para efeitos de gestão de carreira.
As alterações produzidas pelo Governo mantêm o essencial do Modelo, nomeadamente, alguns dos aspectos mais contestados como a existência de quotas para Excelente e Muito Bom, desvirtuando assim qualquer perspectiva dos docentes verem reconhecidos os seus efectivos méritos, conhecimentos, capacidades e investimento na Carreira.
Outras alterações como as que têm a ver com as classificações dos alunos e abandono escolar, são meramente conjunturais, tendo sido afirmado que esses aspectos seriam posteriormente retomados para efeitos de avaliação.
A implementação do Modelo de Avaliação imposto pelo Governo significa a aceitação tácita do ECD, que promove a divisão artificial da carreira em categorias e que a esmagadora maioria dos docentes contesta.
Tendo em consideração o que foi referido anteriormente, os professores abaixo assinados, coerentes com todas as tomadas de posição que têm assumido ao longo deste processo, reafirmam a sua vontade em manter a sua oposição à viabilização deste modelo de avaliação do desempenho o qual não é bom para o processo de ensino, para as aprendizagens e para a supressão das dificuldades inerentes ao próprio processo educativo, sobre os quais a avaliação do desempenho deve, também, incidir. Apelam ainda a que aconteça o mais rapidamente possível um processo sério de revisão do ECD, eliminando a divisão da carreira em categorias, e que se substitua o actual Modelo de Avaliação por um Modelo consensual e pacífico, que se revele exequível, justo e transparente, visando a melhoria do serviço educativo público, a dignificação do trabalho docente, promovendo assim uma Escola Pública de qualidade.
Nevogilde, 13 de Janeiro de 2009
Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste
. Software horários
. Sites de interesse
. A:P:H:
. DREN
. Educação
. Legislação / Professores
. Estatuto da Carreira Docente
. Prova Pública/Concurso Titular
. Legislação / Alunos
. Legislação / Escolas
. DL nº75/08 Gestão e Autonomia
. Distribuição de serviço -...
. Critérios de correcção / ...
. ... e o que acontece a se...
. Transição ilícita para co...
. Hinos nos horários escola...
. Sobre a alegada cedência ...
. Professores titulares vão...
. Concurso de professores 2...
. Acho que já estou de volt...
. Intimidação da DGRHE cheg...
. Escolas sem condições par...
. Posição contra a definiçã...
. Sindicatos avançam para t...
. Legislação sobre avaliaçã...
. Presidentes dos Conselhos...
. Efeitos colaterais do cas...
. NOVAS
. Objectivos Individuais Si...
. Objectivos Individuais / ...
. "Dezenas de milhares" vão...
. Nota à Imprensa do Grupo ...
. Recusa de avaliação alast...
. Sugestões... A força do s...
. Conclusões da Reunião (Pl...
. Avaliação Simplex e Objec...
. Decretos Regulametares da...
. FENPROF desvaloriza promu...
. Mesmo a tempo para que nã...
. Hinos nos Horários Escola...
. Crianças entre os 10 e os...
. Imagem do dia: 26 de Deze...
. 10 coisas para esquecer e...
. Reflexões: Eduardo Prado ...
. Hinos nos Horários Escola...
. 15 novembro(1)
. 1ºministro(2)
. 25 de abril(2)
. 8 novembro(5)
. acção social(1)
. acordo(3)
. alunos(4)
. avaliação de professores(92)
. avaliação externa(1)
. carreira(1)
. cidadania(11)
. colegas(1)
. comentários(2)
. concurso professores(7)
. concurso professores 2009(1)
. concurso titulares(6)
. conselho escolas(2)
. currículos(6)
. democracia(7)
. despachos(4)
. desporto escolar(1)
. dgrhe(3)
. distribuição de serviço(14)
. dúvida(2)
. ecd(1)
. educação(21)
. ensino superior(2)
. estatuto alunos(9)
. estatuto carreira docente(19)
. exames(1)
. exames 9ºano(1)
. fim de ano(1)
. gestão escolas(4)
. greve(3)
. greve alunos(2)
. hinos(27)
. homenagem(5)
. horário dos alunos(2)
. horários professores(8)
. ilegalidade ecd(8)
. imagens(1)
. indisciplina(7)
. inspecção(1)
. internacional(1)
. magalhães(2)
. marcha lisboa(5)
. ministra(31)
. moção(4)
. movimentos(31)
. objectivos individuais(10)
. objectivos individuais simplex(1)
. opinião(8)
. plano tecnológico(14)
. portefólio(2)
. protesto(41)
. provas aferição(2)
. providência cautelar(4)
. psd(1)
. reacção escolas(1)
. reflexões(1)
. relatório ocde(1)
. santana castilho(1)
. simplificação(2)
. sindicatos(39)
. sócrates(3)
. software horários(7)
. testemunhos(1)
. valores opinião(4)
. valter lemos(6)