Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

Posição contra a definição de OI: Agrupamento de Escolas Lousada Oeste

Uma percentagem elevada de professores do Agrupamento de Escolas Lousada Oeste (fica para mais tarde o número exacto) subscreveu a posição abaixo exposta, reiterando as posições assumidas no processo de contestação às políticas do ministério da educação e contra a entrega dos Objectivos Individuais.

 

A posição da escola foi enviada pela presidente do Conselho Executivo para a tutela - Tâmega/DREN.

A resposta solicitada tardou a chegar, diria que foi arrancada a ferros, mas chegou finalmente com a indicação de que a Presidente do Conselho Executivo deveria aceitar a posição dos professores.

 

Desta forma, os professores do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste obtiveram autorização da tutela para não definirem Objectivos Individuais.

 

De tudo isto só posso concluir que, a própria tutela reconhece não ser obrigatória a definição de Objectivos Individuais.

Andamos a brincar ou vai por aqui um grande desnorte!

 

 

Posição relativa ao processo de avaliação de desempenho docente
 
Os professores do Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, abaixo assinados, apresentam ao Conselho Executivo a posição assumida, em reunião de professores realizada no dia 19 de Janeiro do presente ano, relativamente ao processo  de avaliação de desempenho docente, bem como, ao calendário fixado para a execução do mesmo.
Em conformidade e coerência com todas as tomadas de posição que têm assumido ao longo deste processo, os professores reafirmam a sua convicção de que este modelo de avaliação de desempenho não é positivo para o processo de ensino, não tem cariz formativo e não promove a melhoria das práticas dos docentes.
Assenta numa visão redutora de definição de Objectivos Individuais, quando o que temos como objecto é uma realidade colectiva que deve ser pensada colectivamente em prol da prossecução do mesmo objectivo, ou seja, o sucesso educativo dos alunos do Agrupamento.
A aplicação do modelo de avaliação, agora na forma simplificada prevista no Decreto Regulamentar nº1-A/2009, tem como único objectivo legitimar a aplicação do ECD, nomeadamente a divisão da carreira e a consagração das quotas, já que não lhe são reconhecidos quaisquer fins formativos.
Defendemos o direito a uma avaliação de desempenho capaz de contribuir e promover o desenvolvimento profissional dos docentes e, fundamentalmente, que não ponha em causa a consecução dos objectivos e metas do Projecto Educativo.
Os professores, abaixo assinados, orientaram, até ao momento, o seu desempenho profissional tendo por referência os princípios, as metas e os objectivos fixados no Projecto Educativo do Agrupamento e no Plano Anual de Actividades.
É nosso entendimento que o cumprimento do Plano Anual de Actividades e a consecução dos objectivos do Projecto Educativo, bem como as dimensões de desempenho profissional definidas no Decreto-Lei nº240/2001, constituem a orientação fundamental para o exercício das funções do docente, as quais continuarão a servir de base ao nosso desempenho profissional, ao longo do presente ano lectivo, tendo por fim o sucesso educativo dos nossos alunos.
Reiteramos, ainda, o compromisso por todos assumido aquando da distribuição de serviço, de cumprimento do mesmo e, de todo o serviço que venha a ser distribuído ou fixado pelo Conselho Executivo.
Pelo exposto, manifestamos a intenção de não definir Objectivos Individuais, por considerarmos que representam um limite ao prosseguimento do trabalho já iniciado há vários meses.
Conscientes de que a não definição de Objectivos Individuais nos obriga a um trabalho mais exigente, uma vez que não será tido em consideração o contexto do serviço que nos foi distribuído, é nosso objectivo dar cumprimento ao estipulado na a) do artigo 15º do Decreto Regulamentar nº 2/2008, tendo por referência o estatuído na a) do ponto 1 do artigo 8º do Decreto Regulamentar supracitado.
Os professores subscritores aguardam resposta, da presidente do Conselho Executivo, relativamente à posição e intenção de dar continuidade ao trabalho que temos vindo a realizar e, que tem por base o Projecto Educativo e o Plano Anual de Actividades como referência para o cumprimento do serviço que nos foi distribuído.
Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, 19 de Janeiro de 2009
Os subscritores,

 

publicado por Margarida às 22:04

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