Segunda-feira, 10 de Março de 2008

As crenças do primeiro-ministro...

No primeiro dia pós 8 de Março, os professores regressam de luto à escola, mas não em sinal de tristeza, como se pode constatar pelas afirmações do primeiro-ministro que, denotam uma grande incongruência e alguma pobreza de conteúdo .
Afirmações de frases feitas como,"O que me convence não é a força dos números. É a força da razão", “Não posso recuar naquilo em que acredito", proferidas pelo primeiro-ministro José Sócrates, em declarações ao JN, para relativizar a manifestação de 100 mil professores, revelam bem o seu estado de crispação e falta de humildade para admitir a necessidade de recuar. Como se as crenças do Senhor primeiro-ministro fossem verdades absolutas e irrefutáveis.
O que pode a verdade de um homem contar a verdade de 100 mil? Sim, realmente, há homens… e verdades… não será bem este o caso!
Por muito que possa custar ao Senhor primeiro-ministro, os professores, no dia 8 de Março, retiraram a maioria absoluta ao governo, mas mais grave, conseguiram despertar a população portuguesa para a falácia das medidas que este governo vem pondo em prática. É irrefutável que os professores deram uma grande ajuda para o declínio deste governo que, a partir deste momento, tende a afundar-se pelas próprias mãos ao darem à sociedade portuguesa sinais alarmantes de prepotência e autismo.
E o Senhor continua com mais afirmações de extrema “profundidade”. E, sem "perder mais tempo", quer acabar com a progressão automática, por acreditar que "a melhor forma de valorizar e dignificar os professores é fazer uma avaliação por mérito". In JN.
O desafio que se coloca aqui é que o primeiro-ministro revele ao país os números, em euros, do quanto essa medida vai roubar aos bolsos dos professores.
O segundo desafio é para que o Senhor primeiro-ministro e a Senhora ministra vão às escolas e comparem o mérito de desempenho dos professores Titulares com o desempenho dos professores que não puderam concorrer.
E agora está na hora de me dizerem – o que está em causa não é avaliar professores, de contrário a avaliação teria sido realizada para fins de concurso a professor Titular. O que está em causa é travar a progressão dos professores que estão em posição de progredir. Aos restantes, que já estão em patamares mais elevados, ficam a ganhar o mesmo, mas passam a poder usar um novo Título. “O TÍTULO JÁ LHES CHEGA” , deve ter sido o que pensaram.
Pois, meus senhores, os professores não brincam às escolinhas nem se iludem com Títulos…
Quero acreditar que a sociedade portuguesa de hoje, não é a dos anos 40, 50 ou 60… e que não ficará à espera de uns quantos iluminados, como se viu no dia 8 de Março em Lisboa.
publicado por Margarida às 22:16

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