Sábado, 22 de Março de 2008

O aluno desapareceu... Vence a burocracia

Entrevista de EDUCARE.PT com Rubem Alves, um dos mais irreverentes e conceituados pedagogos brasileiros, que não desiste de questionar os "absurdos" da educação e do ensino.

 

E.: Do seu ponto de vista, quais os principais desafios que se colocam aos professores/educadores de hoje?

R.A .: Há um conceito em sociologia de que gosto muito: "outros significativos". "Outros" são todas as pessoas do mundo. Mas "outros significativos" são aqueles que me importam, que levo em consideração ao pensar e agir. Faço sempre a pergunta a professores e directores: "Quais são os seus outros significativos"? Faço essa pergunta porque noto que, num grande número de casos os "outros significativos" de directores e professores são aqueles que compõem o mundo da burocracia. Mas a burocracia, precisamente, é um dos grandes obstáculos ao ensino, na medida em que pretende "normalizar" os processos educacionais, isto é, torná-los todos iguais, porque somente assim poderão ser reduzidos a relatórios. Costumo brincar quando digo que os burocratas constituem uma seita herética moderna. O evangelho de João diz: "No princípio era o Verbo." Os burocratas dizem: "No princípio é o relatório." E eu pergunto-me sempre: o que se faz com os relatórios? Para que servem eles? Fui membro de um júri de defesa de uma tese de doutoramento em que a candidata examinou os livros de actas dos "Conselhos de Classe" de um certo número de escolas. Nesses livros de actas estão registadas todas as situações burocráticas, mas o grande tema ausente foi o aluno. O aluno desapareceu. Os "outros significativos" dos directores e professores têm que ser os alunos. A burocracia é dispensável.

in educare.pt-19.05.06

Burocracia é o princípio orientador da política educativa do ME. Na falta de ideias e de uma nova política educativa, cada nova equipa ministerial na 5 de Outubro, actualiza as fichas que devem ser preenchidas pelos professores e pelas escolas, exige mais um sem número de relatórios, trabalho facilmente conseguido nos gabinetes burocráticos.

Falta uma séria reflexão sobre os currículos e programas.

Currículos com uma tão grande diversidade de áreas de saber e com um reduzido número de horas para tratamento das matérias, permitirão a construção de conhecimento significativo?

Falta um balanço sobre a relevância das áreas curriculares não disciplinares.

As horas atribuídas a estas áreas não seriam uma mais-valia se destinadas a Língua Portuguesa, Inglês, História, Ciências ou Matemática?

Os dois professores em Área de Projecto e Estudo Acompanhado, no 2º ciclo será que se justificam em áreas curriculares não disciplinares?

Falta reflectir sobre que autonomia pretendemos dar aos alunos. Será que a organização da carga horária actual permite o desenvolvimento dessa autonomia?

Será que à escola é permitido a criação de espaços onde seja possível o desenvolvimento da autonomia dos alunos? Ou será que tudo está burocraticamente controlado?

Para quando a introdução das TIC no 5º ano constituindo-se esta área, não apenas de domínio das ferramentas TIC , mas principalmente como apoio à pesquisa e desenvolvimento dos conhecimentos das restantes áreas do currículo.

A burocracia minou todo o âmbito de acção das escolas, quer ao nível do trabalho dos professores, dos órgão de gestão e supervisão, mas também ao nível dos currículos que se distanciam da realidade prática  e privilegiam a retórica que em nada motivam o interesse e o trabalho dos alunos. 

publicado por Margarida às 14:00

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