Não é preciso muito para percebermos que o que se passou na Escola Carolina Michaëlis é extremamente grave. E o pior é que todos temos a noção de que, como outros professores entretanto já confirmaram, este não é um acontecimento tão isolado assim. Nem sequer me estou a referir aos casos, de que com alguma frequência ouvimos falar, de actos que ocorrem em escolas implantadas em zonas consideradas mais problemáticas, perpetrados por estudantes que as frequentam. Até porque essas escolas, fruto da sua natureza, são, tanto quanto sei, objecto de uma maior vigilância e protecção em relação a um estabelecimento de ensino dito “normal”. Não.
O problema, do meu ponto de vista, é estrutural: creio que hoje se terá perdido, em grande parte, a noção de que, a seguir à instituição “família”, as instituições “escola” e “professor” são as mais importantes na construção de uma sociedade desenvolvida, equilibrada e onde o respeito, a consideração e a educação sejam, de facto, valores colocados em prática. Os professores, seja no Ensino Básico, Secundário ou Universitário, são alguém que, tal como os pais, nos prepara para a vida, nos confere ensinamentos e práticas essenciais – cabendo, portanto, aos pais, a tarefa de incutir nos filhos o respeito que devem a um professor.
(...)
O caso agora divulgado revela toda a falta de respeito e consideração que hoje se tem na sociedade pela figura do professor. Será tolerável que uma aluna trate a professora por “tu”, como vimos neste caso?!... E que tente, recorrendo à violência, obter algo que a professora justamente lhe havia retirado (o telemóvel)? Ou que outro aluno trate a professora – presente – por “velha”?! É que não conheço ninguém que, enquanto aluno, não tenha caracterizado algum professor com expressões, digamos, “menos recomendáveis” – mas tal não sucedeu, certamente, na sua presença?
Acontece que, hoje, muitos pais defendem sempre os seus filhos? contra os professores, por vezes de forma muito pouco educativa. Prevenir que situações como a da Escola Carolina Michaëlis deixem de acontecer é, pois, e desde logo, uma responsabilidade das famílias (que tem a ver com a educação, com os valores a incutir nas crianças), mas é também uma responsabilidade do Ministério da Educação que nos últimos tempos tem contribuído para denegrir a imagem e a força da figura do professor.
Dois exemplos elucidativos: os professores têm, sem dúvida, de ser avaliados, como acontece em todas as outras profissões, mas não com o modelo burocrático, centralizado e em-algumas-etapas-sem-sentido que foi proposto por este Governo (como há duas semanas escrevi) e que em nada tem contribuído para elevar as relações entre docentes e Ministério, nem a imagem dos professores na sociedade.
E convenhamos: não é o novo Estatuto do Aluno, onde se torna a reprovação por faltas praticamente impossível (e que é, portanto, um verdadeiro convite à falta e ao gazetismo ”), que contribuirá para devolver à figura do professor a autoridade que se foi progressivamente perdendo e que é imperioso que lhe seja devolvida.
(...)
Miguel Frasquilho
E agora, a posição do Secretário de Estado Valter Lemos, sobre o mesmo assunto:
O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse hoje, em entrevista à TSF, que a violência nas escolas se deve a factores externos às instituições e que os estabelecimentos têm mecanismos para atacar estes problemas. As declarações do responsável vêm no seguimento do procurador-geral da República PGR ), Pinto Monteiro, citado pelo "Diário Económico", ter pedido mais autoridade para os professores.O responsável informou ainda que o Ministério da Educação tem “programas especiais do ponto de vista da segurança externa através do ‘Escola Segura’ e do ponto de vista da segurança interna através de mecanismos internos de ocupação de alunos e de reforço dos meios de apoio aos professores”.in, Público
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