Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008

Avaliação de professores

Após entrada em vigor do Decreto Regulamentar nº2/2008
 
Conselho Pedagógico tem 20 dias –  até 11/02/08 – para elaborar e aprovar os instrumentos  normalizados;
Direcção Executiva tem 20 dias – até 11/02/08 –  para definir os indicadores de medida;
Docente em avaliação tem 30 dias – até 25/02/08 – para definir os objectivos individuais.
 
Avaliação de desempenho
A escola terá de considerar o Decreto-Lei nº.200/07, nomeadamente no que respeita aos Coordenadores de Departamento, para a implementação do processo de avaliação;
A Direcção Executiva terá 6 meses – até 11/07/08 – para adaptar o RI ao processo de avaliação em termos de:
  • Calendário anual do desenvolvimento do processo de avaliação, o que integra:
    • Definição dos objectivos;
    • Realização da auto-avaliação
  • Prazos máximos de duração das várias fases do processo;
    • fichas (são da responsabilidade do ministério – ponto 3 do artigo 44º do ECD) classificadas na escala de 1 a 10;
    • conferência e validação de Excelente, Muito Bom ou insuficiente;
    • entrevista individual;
    • reunião conjunta dos avaliadores.

Outras matérias a fixar no Regulamento Interno

  • Possibilidade de avaliação do Coordenador do Departamento curricular pelos docentes do seu Departamento quanto às funções de coordenação;
  • Possibilidade de a avaliação ter por referência os objectivos fixados no Projecto Curricular de Turma;
  • Possibilidade de a avaliação contemplar o exercício de outros Cargos ou funções de natureza pedagógica;
  • Possibilidade de a avaliação contemplar a apreciação dos pais e encarregados de educação.
Comissão de Coordenação da Avaliação
    • Presidente do Conselho Pedagógico
    • 4 professores titulares/nomeados em comissão de serviço para desempenhar as funções
  • Funções:
    • Estabelece directivas para a aplicação do sistemas de avaliação;
    • Estabelece directivas para a validação das classificações de Muito Bom, Excelente ou Insuficiente com base nos objectivos fixados e os resultados a atingir no âmbito do PE ou do PAA;
    • Confere e valida os dados das propostas de avaliação de Muito Bom, Excelente ou Insuficiente;
    • Elabora o respectivo regulamento de funcionamento.

Auto-avaliação

  • É obrigatória;
  • É entregue aos avaliadores antes que estes preencham as fichas de avaliação;
  • Indica o contributo para o cumprimento dos objectivos individuais, em particular, para a melhoria dos resultados da aprendizagem, devendo contemplar os seguintes elementos:
    • progresso de cada aluno;
    • resultados dos alunos por comparação com os resultados da escola;
    • resultados dos alunos por comparação com os resultados nas provas de avaliação externa;
    • outros elementos.
Avaliação pelo Coordenador (Artigo 45º ECD)
É feita em ficha de avaliação própria, esta da responsabilidade do ministério, e pondera o envolvimento e a qualidade científico-pedagógica do docente com base na:
  • preparação/organização das actividades lectivas;
  • realização de actividades lectivas (observadas*);
  • relação pedagógica com os alunos;
  • avaliação das aprendizagens dos alunos (diagnóstica, formativa, participação aula, etc).

A observação* referida no número anterior implica a utilização de instrumentos de registo normalizados referidos no artigo 6° do Decreto Regulamentar nº2/08.

Avaliação pela Direcção Executiva 
É feita em ficha de avaliação própria e pondera os seguintes indicadores de classificação:
  • assiduidade;
  • serviço distribuído;
  • progresso dos resultados dos alunos;
  • redução do abandono escolar;
  • participação (qualidade e importância) em actividades do Projecto Curricular de Turma/Plano Anual de Actividades;
  • formação continua no âmbito da disciplina;
  • formação continua no âmbito do PE ou PAA;
  • dinamização de Projectos de investigação
  • outros cargos/funções de natureza pedagógica;
  • apreciação dos encarregados de educação, de acordo com o RI
Classificação dos parâmetros (ponto 3 do Artigo 45 ECD)  
3- A classificação dos parâmetros definidos para a avaliação do desempenho deve atender a múltiplas fontes de dados através da recolha, durante o ano escolar, de todos os elementos relevantes de natureza informativa, designadamente:
a) Relatórios certificativos de aproveitamento em acções de formação;
b) Auto-avaliação;
c) Observação de aulas;
d) Análise de instrumentos de gestão curricular;
e) Materiais pedagógicos desenvolvidos e utilizados;
f) Instrumentos de avaliação pedagógica;
g) Planificação das aulas e instrumentos de avaliação utilizados com os alunos.
Sistema de classificação (artigo 46º EDC )  
A classificação final é igual à média das pontuações de cada ficha de avaliação:
Excelente – de 9 a 10 valores
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
Bom – de  6,5 a 7,9 valores
Regular – de 5 a 6,4 valores
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores
A atribuição de Excelente e Muito Bom depende de percentagens máximas (por despacho conjunto dos ministérios da Educação e Administração Pública, por referência à avaliação externa);
A atribuição de Excelente depende do cumprimento total do serviço lectivo.
publicado por Margarida às 01:40

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