Domingo, 18 de Maio de 2008

As obras de leitura obrigatória. Grande chatice!

  

"Obras de leitura obrigarória afastam alunos do secundário" 

"Sabíamos há muito das reais dificuldades dos adolescentes perante o acto de ler, mas esta pesquisa veio esclarecer-nos sobre a situação. Concluímos que num razoável número de casos a leitura precária se deve ao facto de não existir, antecipadamente, uma correcta selecção dos livros que chegam à mão das crianças e dos adolescentes", refere Maria Gabriela Silva.

 

Poesia trovadoresca, lírica camoniana e episódio lírico-simbólico da 'Ilha dos Amores' de "Os Lusíadas", "Frei Luís de Sousa", "Folhas Caídas", "Amor de Perdição", "Os Maias", "Aparição", poesia de Sophia de Mello Breyner Andersen e poesia de Eugénio de Andrade. Estas obras de leitura obrigatória para os alunos do ensino Secundário descrevem realidades com as quais os adolescentes não se identificam o que dificulta a difícil tarefa de cativar para a leitura. 


As respostas dos alunos sobre as obras obrigatórias:

 

Achas que um adolescente de hoje teria as mesmas reacções e/ou sentimentos que aqui observámos?

A pergunta refere-se a cantigas trovadorescas, entre as quais três de D. Dinis ("O voss' amig', amiga, vi andar"; "Ai flores, ai flores do verde pino" e "Que soidade de mha senhor ei"). E foram mais os que responderam negativamente do que os que deram resposta afirmativa. Aqui ficam algumas respostas negativas.

"O apaixonado hoje já não morre de amor"; "Hoje há grandes paixões mas não se enlouquece nem se morre por isso"; "A diferença vem do facto de que hoje ninguém pensa em morrer por ter sido traído, pode-se ter desgosto mas passa"; "A diferença deve-se à mudança das mentalidades".

E afirmativas: "O amor é igual ao longo dos tempos"; "Os sentimentos e as reacções de quem ama perante a indiferença do ser amado são sempre iguais"; "Concordo, os sentimentos são intemporais".

A partir da obra Frei Luís de Sousa foi feita a seguinte pergunta "Consideras possível, na actualidade, a vivência de um grande amor? Como?".

Neste caso as respostas afirmativas foram em maior número. Mas a autora salienta que "há opiniões muito estremadas" entre os que destacam o carácter livre e inesperado do amor e os que o vêem muito ligado aos aspectos materiais. Aqui ficam algumas das respostas dadas pelos alunos:

"Actualmente somos mais livres para amar do que antigamente, em que os casamentos eram arranjados"; "Um grande amor é possível se existir força de vontade de ambos os lados"; "As pessoas não têm receio de mostrar os seus verdadeiros sentimentos, ao contrário de antigamente em que estavam completamente submissas à vontade da família, principalmente do pai"; "Não é possível"; "Os valores morais mudaram e, em minha opinião, deterioraram-se".

Mais um tema importante que deve merecer a atenção do ME. É que educação não é só CEF's e Novas Oportunidades ou computadores e Internet nas escolas...

publicado por Margarida às 19:26

link do post | comentar

.Software:gp-Untis

.links

.gp-Untis/Software horários escolares

.Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Rui Pedro

.posts recentes

. Distribuição de serviço -...

. Critérios de correcção / ...

. ... e o que acontece a se...

. Transição ilícita para co...

. Hinos nos horários escola...

. Sobre a alegada cedência ...

. Professores titulares vão...

. E assim andamos...

. Concurso de professores 2...

. Acho que já estou de volt...

. Intimidação da DGRHE cheg...

. Escolas sem condições par...

. Posição contra a definiçã...

. INFÂNCIAS (IN)FELIZES

. Sindicatos avançam para t...

. Legislação sobre avaliaçã...

. Presidentes dos Conselhos...

. Efeitos colaterais do cas...

. NOVAS

. Pois é...

. Ao que chegamos...

. Objectivos Individuais Si...

. Objectivos Individuais / ...

. "Dezenas de milhares" vão...

. Nota à Imprensa do Grupo ...

. Recusa de avaliação alast...

. Sugestões... A força do s...

. Conclusões da Reunião (Pl...

. Avaliação Simplex e Objec...

. Para mais do mesmo ...

. Decretos Regulametares da...

. Os princípios ficam na g...

. FENPROF desvaloriza promu...

. Mesmo a tempo para que nã...

. Hinos nos Horários Escola...

. Crianças entre os 10 e os...

. Imagem do dia: 26 de Deze...

. 10 coisas para esquecer e...

. Reflexões: Eduardo Prado ...

. Hinos nos Horários Escola...

.Visitas: 5/11/07

.Protesto Vale do Sousa

.tags

. 15 novembro(1)

. 1ºministro(2)

. 25 de abril(2)

. 8 novembro(5)

. acção social(1)

. acordo(3)

. alunos(4)

. avaliação de professores(92)

. avaliação externa(1)

. carreira(1)

. cidadania(11)

. colegas(1)

. colocação professores(3)

. comentários(2)

. concurso professores(7)

. concurso professores 2009(1)

. concurso titulares(6)

. conformidade cpd dúvida(1)

. conselho escolas(2)

. currículos(6)

. democracia(7)

. despachos(4)

. desporto escolar(1)

. dgrhe(3)

. distribuição de serviço(14)

. dúvida(2)

. ecd(1)

. educação(21)

. ensino superior(2)

. estatuto alunos(9)

. estatuto carreira docente(19)

. exames(1)

. exames 9ºano(1)

. fim de ano(1)

. gestão escolas(4)

. greve(3)

. greve alunos(2)

. hinos(27)

. homenagem(5)

. horário dos alunos(2)

. horários professores(8)

. ilegalidade ecd(8)

. imagens(1)

. indisciplina(7)

. inspecção(1)

. instrumentos de registo(8)

. internacional(1)

. magalhães(2)

. marcha lisboa(5)

. ministra(31)

. moção(4)

. movimentos(31)

. necessidades residuais(2)

. objectivos individuais(10)

. objectivos individuais simplex(1)

. opinião(8)

. organização ano lectivo(6)

. plano tecnológico(14)

. portefólio(2)

. processos disciplinares(1)

. protesto(41)

. provas aferição(2)

. providência cautelar(4)

. psd(1)

. reacção escolas(1)

. reflexões(1)

. relatório ocde(1)

. santana castilho(1)

. simplificação(2)

. sindicatos(39)

. sócrates(3)

. software horários(7)

. testemunhos(1)

. valores opinião(4)

. valter lemos(6)

. todas as tags

.Prémio atribuído por "Revisitar a Educação" e "Ramiro Marques"

.Manifestação 8 de Novembro

.sobre mim

Pesquisa personalizada

.subscrever feeds

.arquivos

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007