Sábado, 1 de Novembro de 2008

A Plataforma Sindical ainda não entendeu...

São cada vez mais as escolas a suspender a avaliação de desempenho dos professores.

Já surgem, em várias escolas, professores que se recusam a entregar os objectivos individuais preferindo a penalização na progressão na carreira, a este emaranhado de papéis e burocracias inúteis imposto pelo ministério da educação.

 

Os problemas do modelo de avaliação que nos é imposto são por demais conhecidos e, todos concordam que os professores ou trabalham para a sua avaliação individual fazendo bonitas planificações, no papel, longas reflexões sobre os profundo documentos de apoio, reflexões sobre os resultados de cada aluno após cada ficha ou teste de avaliação, reflexões sobre as estratégias sugeridas para a recuperação dos alunos a incluir nos Planos de Acompanhamento ou de Desenvolvimento, belas grelhas e tabelas em Excel para o  registo diário de observação aula dos seus 150 alunos, registos das suas actividades da CNL, dos Projectos, actividades do PAA, dos PCT, profundas reflexões sobre cada actividade, elaborados relatórios descritivos da excelência do trabalho criativo e inovador que dinamizam em cada dia, tudo para colocar no PORTEFÓLIO, ou preparam as matérias e trabalham com os seus alunos que é o que deveriam fazer.

 

Por mais que os professores se manifestem contra este modelo burocrático e vazio de sentido e conteúdo, o ministério, e até os sindicatos, parece que nos querem pagar, embora pouco, para nos mantermos na escola, não a ensinar até porque o sucesso escolar vai ser garantido até ao 9º ano, mas para organizar e elaborar bonitos portefólios para a nossa avaliação individual sem a qual, ao que parece, ficamos “PARADOS”. Parados, acho que estamos de qualquer forma…

 

Mas passando esta fase à frente, é certo que não se consegue encontrar um único professor, pelo menos entre os que estão a trabalhar com os alunos nas escolas, que concorde com o ECD e com este Modelo de Avaliação.

 

Pergunto-me então: qual é a dúvida dos sindicatos? Afinal a Plataforma sindical representa que classe de profissionais? A do ministério da educação?

 

Eu e muitos milhares como eu, estaremos no dia 8 de Novembro em Lisboa, mas com uma certeza, a de que os sindicatos não estarão lá para nos mobilizar ou para nos mostrar o que está errado. Entendam a nossa presença como uma afirmação de que não vamos aceitar nem o ECD nem este Modelo de Avaliação.

É importante, sindicatos e ministério da educação interiorizem que esta reforma não avança com 140 mil professores contra.

publicado por Margarida às 20:15

link do post | comentar

.Software:gp-Untis

.links

.gp-Untis/Software horários escolares

.Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Rui Pedro

.posts recentes

. Distribuição de serviço -...

. Critérios de correcção / ...

. ... e o que acontece a se...

. Transição ilícita para co...

. Hinos nos horários escola...

. Sobre a alegada cedência ...

. Professores titulares vão...

. E assim andamos...

. Concurso de professores 2...

. Acho que já estou de volt...

. Intimidação da DGRHE cheg...

. Escolas sem condições par...

. Posição contra a definiçã...

. INFÂNCIAS (IN)FELIZES

. Sindicatos avançam para t...

. Legislação sobre avaliaçã...

. Presidentes dos Conselhos...

. Efeitos colaterais do cas...

. NOVAS

. Pois é...

. Ao que chegamos...

. Objectivos Individuais Si...

. Objectivos Individuais / ...

. "Dezenas de milhares" vão...

. Nota à Imprensa do Grupo ...

. Recusa de avaliação alast...

. Sugestões... A força do s...

. Conclusões da Reunião (Pl...

. Avaliação Simplex e Objec...

. Para mais do mesmo ...

. Decretos Regulametares da...

. Os princípios ficam na g...

. FENPROF desvaloriza promu...

. Mesmo a tempo para que nã...

. Hinos nos Horários Escola...

. Crianças entre os 10 e os...

. Imagem do dia: 26 de Deze...

. 10 coisas para esquecer e...

. Reflexões: Eduardo Prado ...

. Hinos nos Horários Escola...

.Visitas: 5/11/07

.Protesto Vale do Sousa

.tags

. 15 novembro(1)

. 1ºministro(2)

. 25 de abril(2)

. 8 novembro(5)

. acção social(1)

. acordo(3)

. alunos(4)

. avaliação de professores(92)

. avaliação externa(1)

. carreira(1)

. cidadania(11)

. colegas(1)

. colocação professores(3)

. comentários(2)

. concurso professores(7)

. concurso professores 2009(1)

. concurso titulares(6)

. conformidade cpd dúvida(1)

. conselho escolas(2)

. currículos(6)

. democracia(7)

. despachos(4)

. desporto escolar(1)

. dgrhe(3)

. distribuição de serviço(14)

. dúvida(2)

. ecd(1)

. educação(21)

. ensino superior(2)

. estatuto alunos(9)

. estatuto carreira docente(19)

. exames(1)

. exames 9ºano(1)

. fim de ano(1)

. gestão escolas(4)

. greve(3)

. greve alunos(2)

. hinos(27)

. homenagem(5)

. horário dos alunos(2)

. horários professores(8)

. ilegalidade ecd(8)

. imagens(1)

. indisciplina(7)

. inspecção(1)

. instrumentos de registo(8)

. internacional(1)

. magalhães(2)

. marcha lisboa(5)

. ministra(31)

. moção(4)

. movimentos(31)

. necessidades residuais(2)

. objectivos individuais(10)

. objectivos individuais simplex(1)

. opinião(8)

. organização ano lectivo(6)

. plano tecnológico(14)

. portefólio(2)

. processos disciplinares(1)

. protesto(41)

. provas aferição(2)

. providência cautelar(4)

. psd(1)

. reacção escolas(1)

. reflexões(1)

. relatório ocde(1)

. santana castilho(1)

. simplificação(2)

. sindicatos(39)

. sócrates(3)

. software horários(7)

. testemunhos(1)

. valores opinião(4)

. valter lemos(6)

. todas as tags

.Prémio atribuído por "Revisitar a Educação" e "Ramiro Marques"

.Manifestação 8 de Novembro

.sobre mim

Pesquisa personalizada

.subscrever feeds

.arquivos

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007