Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008

Equipas da DGRHE pressionam Conselhos Executivos

 

O secretário de Estado Adjunto e da Educação afirmou esta quarta-feira que algumas escolas estão a complicar involuntariamente o processo de avaliação de desempenho, devido à necessidade que sentem de fundamentar ao máximo as notas que vão atribuir.
"Há uma ilusão de objectivismo que se introduziu em algumas escolas que leva à complexização excessiva, desnecessária e desadequada do processo. Nesse sentido, a missão do Ministério da Educação é ajudar as escolas a fazer bem e a simplificar", afirmou Jorge Pedreira, durante um debate na Assembleia da República sobre o Orçamento de Estado do sector para 2009.
(...)
"Para justificar isso produzem uma quantidade de papéis e têm discussões intermináveis sobre indicadores que naturalmente pesam sobretudo no trabalho dos professores", afirmou.
Para ajudar as escolas a simplificar o processo, acrescentou, a tutela enviou para as escolas equipas e técnicos das Direcções Regionais de Educação e da Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação. in, JN
 

As afirmações do senhor Secretário de Estado deixam-me uma dúvida: Será que a equipa do ME conhece realmente o teor do monstro que criou com a publicação do Decreto Regulamentar n.º2/2008? e mais... será que esta equipa ministerial conhece o valor do conceito de Estado de Direito?

Se realmente conhece o Dec. Reg. n.º2/2008, sabe, por certo, que a aplicação do mesmo é complexa, isto se, o que se pretende é a aplicação do preceituado no mesmo.

Leitura diferente terá se o objectivo é constar na legislação, apenas para que conste, mas na prática faz-se de forma simplex, como quem faz de conta...

A formação profissional e cívica dos professores é a de quem respeita e valoriza  o Estado de Direito e não a república da bananas.

 

Relativamente às equipas técnicas que estão a ser enviadas às escolas, segundo o senhor Secretário de Estado, para ajudar as escolas, a realidade é outra bem diferente.

A informação que nos chega (e chega de fontes identificadas, mas que, por motivos óbvios, precisam manter-se no anonimato) é a de que, estas equipas têm ameaçado os Conselhos Executivos e os professores avaliadores que levantam dúvidas, relativamente à aplicação do modelo de avaliação de desempenho. Exigem que lhes seja facultado o documento subscrito pelos docentes das escolas a solicitar a suspensão do processo de avaliação, numa atitude em tudo pidesca.

Estas situações têm ocorrido em algumas escolas de Lisboa, por onde as equipas de monitorização da avaliação de desempenho têm espalhado o medo pressionando os Conselhos Executivos, sob ameaça, a prosseguirem com a aplicação do modelo de avaliação. 

 

 

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publicado por Margarida às 19:05

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