São cada vez mais as escolas que fazem reflectir a vontade expressa pelos 100 mil docentes na "Marcha de 8 de Março".
Com algum respeito pela ordem democrática, os professores foram manifestando as suas posições esperando ser ouvidos... todas as tentativas tiveram como resposta, apenas, insultos.
A senhora ministra afirma, cinicamente, que o número de manifestantes em Lisboa, no dia 8 de Março, "não é relevante".
O senhor primeiro-ministro, refere «era o que faltava se se governasse segundo o grau das satisfações».
No Comício de apoteose e apologias de si próprio, no Porto, consegue fazer algo de verdadeiramente extraordinário, um balanço recheado de méritos, orgulho e satisfação. Consegue não encontrar nada que mereça uma reflexão sobre o futuro do país. Penso que se esqueceu de usar a expressão de Luís XIV - "L'état c'est moi! - e, de seguida, em português que o seu francês também deve deixar muito a desejar, - "O futuro sou eu"!
Cumpre-se assim a orientação do porta-voz do PS («...como fizemos muitas coisas bem, não podemos perder tempo com aquilo que fizemos mal»!)
Como refere José Gil, na Visão de 20 de Março, há na orientação governativa do primeiro- ministro e da ministra da educação uma linha orientadora " A teimosia como princípio" que conduz a um afastamento da realidade.
"Leva à convicção de que só há uma razão - A RAZÃO DO CHEFE: AS SUAS RAZÕES SÃO A RAZÃO";
"Uma só via - NÃO HÁ ALTERNATIVAS";
"Um só mundo - O MUNDO SONHADO DA EFECTIVAÇÃO DA POLÍTICA ÚNICA".
Perante a visão distorcida do exercício do poder e da Democracia, que orientam a acção do primeiro-ministro e da ministra da educação, às escolas sobra o poder de reiterar a convicção dos professores, no direito a uma política educativa que dignifique a escola, os alunos e o país.
A rejeição das providências cautelares de pouco ou nada vale, se a resposta de todas as escolas for a mesma que a dos Agrupamentos de Escolas de Montemor-o-Velho, os 20 Agrupamentos e escolas Secundárias do distrito de Coimbra e muitas mais que já suspenderam ou pretendem suspender, o processo de avaliação.
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