Os professores começam, finalmente, a perceber o quanto vão ser penalizados com a aplicação das Normas Transitórias para a nova estrutura da carreira docente.
Dos contactos e resposta que tenho obtido de alguns sindicatos, chego à conclusão que este problema não foi tido em consideração, atrevo-me mesmo a concluir que mesmo agora, com os professores a alertarem para esta irregularidade, teimam em não perceber a gravidade da situação, como facilmente se pode confirmar por esta resposta que obtive de um sindicato que, não vou identificar por enquanto.
Por esta resposta depreendo que este sindicato ainda não percebeu o problema. Também depreendo que as Normas Transitórias não terão merecido a devida atenção e os seus efeitos foram negligenciados.
Como é obvio, não se trata do alargamento da carreira de 26 para 35 anos, mas de um alargamento "suplementar" para os professores que se encontravam nos 4º, 5º e 6º escalões do anterior ECD . Estes professores nunca conseguirão atingir o topo da carreira nos 35 anos definidos pelo ECD , mas somente com 39, 38 e 37, respectivamente, como é demonstrado no estudo elaborado pelo professor Hélder Cardoso da Silva (integração/progressão na Carreira) ou no do professor José Marques ( tempo de carreira que os professores perdem).
Acredito que após uma "análise" mais cuidada, o ME e os sindicatos compreenderão a gravidade do problema. Mas, também acredito que essa "análise" só acontecerá se todos os professores que se encontram nesta situação, e são milhares, solicitarem esclarecimentos quer para o ME quer para os sindicatos.
. Software horários
. Sites de interesse
. A:P:H:
. DREN
. Educação
. Legislação / Professores
. Estatuto da Carreira Docente
. Prova Pública/Concurso Titular
. Legislação / Alunos
. Legislação / Escolas
. DL nº75/08 Gestão e Autonomia
. Distribuição de serviço -...
. Critérios de correcção / ...
. ... e o que acontece a se...
. Transição ilícita para co...
. Hinos nos horários escola...
. Sobre a alegada cedência ...
. Professores titulares vão...
. Concurso de professores 2...
. Acho que já estou de volt...
. Intimidação da DGRHE cheg...
. Escolas sem condições par...
. Posição contra a definiçã...
. Sindicatos avançam para t...
. Legislação sobre avaliaçã...
. Presidentes dos Conselhos...
. Efeitos colaterais do cas...
. NOVAS
. Objectivos Individuais Si...
. Objectivos Individuais / ...
. "Dezenas de milhares" vão...
. Nota à Imprensa do Grupo ...
. Recusa de avaliação alast...
. Sugestões... A força do s...
. Conclusões da Reunião (Pl...
. Avaliação Simplex e Objec...
. Decretos Regulametares da...
. FENPROF desvaloriza promu...
. Mesmo a tempo para que nã...
. Hinos nos Horários Escola...
. Crianças entre os 10 e os...
. Imagem do dia: 26 de Deze...
. 10 coisas para esquecer e...
. Reflexões: Eduardo Prado ...
. Hinos nos Horários Escola...
. 15 novembro(1)
. 1ºministro(2)
. 25 de abril(2)
. 8 novembro(5)
. acção social(1)
. acordo(3)
. alunos(4)
. avaliação de professores(92)
. avaliação externa(1)
. carreira(1)
. cidadania(11)
. colegas(1)
. comentários(2)
. concurso professores(7)
. concurso professores 2009(1)
. concurso titulares(6)
. conselho escolas(2)
. currículos(6)
. democracia(7)
. despachos(4)
. desporto escolar(1)
. dgrhe(3)
. distribuição de serviço(14)
. dúvida(2)
. ecd(1)
. educação(21)
. ensino superior(2)
. estatuto alunos(9)
. estatuto carreira docente(19)
. exames(1)
. exames 9ºano(1)
. fim de ano(1)
. gestão escolas(4)
. greve(3)
. greve alunos(2)
. hinos(27)
. homenagem(5)
. horário dos alunos(2)
. horários professores(8)
. ilegalidade ecd(8)
. imagens(1)
. indisciplina(7)
. inspecção(1)
. internacional(1)
. magalhães(2)
. marcha lisboa(5)
. ministra(31)
. moção(4)
. movimentos(31)
. objectivos individuais(10)
. objectivos individuais simplex(1)
. opinião(8)
. plano tecnológico(14)
. portefólio(2)
. protesto(41)
. provas aferição(2)
. providência cautelar(4)
. psd(1)
. reacção escolas(1)
. reflexões(1)
. relatório ocde(1)
. santana castilho(1)
. simplificação(2)
. sindicatos(39)
. sócrates(3)
. software horários(7)
. testemunhos(1)
. valores opinião(4)
. valter lemos(6)