Por força da vontade e interesse da Plataforma sindical, que resultou no célebre Memorando, começam a ser visíveis alguns efeitos práticos das ideias iluminadas.
No projecto de Despacho para a organização do ano lectivo 2008/09 , artigo 5º ponto 2 temos já o seguinte resultado da necessidade da plataforma mostrar trabalho.
"2- Na determinação do número de horas destinadas a trabalho individual e à participação nas reuniões a que se refere o nº 2 do artigo 2º, deverá ser tido em conta o número de alunos, turmas e níveis atribuídos ao docente , não podendo ser inferior a 8h para os docentes da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e para os outros ciclos do ensino básico e secundário, 10 horas para os docentes com menos de 100 alunos e 11 horas para os docentes com 100 alunos ou mais."
Parece óbvio que o que é determinante é o número de alunos que o professor tem. Ou seja, 99 alunos 10 horas de componente individual, 100 alunos 11 horas.
Para esclarecimento de quem não domine bem este assunto, até esta proposta da Plataforma sindical ter surgido, todos os professores dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário tinham, no mínimo, 11 horas de componente individual.
Analisemos os seguintes exemplos para clarificar a justiça da proposta da Plataforma.
A um professor são atribuídas 2 turmas de 8º ano da disciplina de História, com 26 alunos cada e 2 turmas de 9º ano da disciplina de História, com 25 alunos cada.
Este professor terá direito a 11 horas de componente individual, uma vez que somará 102 alunos.
A outro professor são atribuídas 2 turmas de 8º ano da disciplina de História, uma turma com 26 alunos e outra com 20 alunos, 2 dos quais com Necessidades Educativas Especiais, uma turma de 9º ano da disciplina de História com 26 alunos e uma turma CEF de 20 alunos, para leccionar a disciplina de Cidadania e Mundo Actual.
Este professor terá direito a 10 hora de componente individual, uma vez que somará apenas 92 alunos.
Este último professor tem o que merece por ter uma turma com alunos de NEE, para os quais terá de realizar múltiplas actividades diferenciadas, exercícios, fichas e testes específicos, por ter uma turma CEF cuja motivação vai exigir muito da sua imaginação.
Não se percebe o interesse da Plataforma nesta proposta. Terá sido desconhecimento da realidade?
Para deixar pior o que já não está bem, por favor, se não fizerem nada já fazem muito...
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